Transportadora no Paraná: veja como escolher um sistema ERP adequado

7 minutos para ler

Soluções tecnológicas já fazem parte da realidade de muitas transportadoras no Paraná devido à acessibilidade desse tipo de investimento. Contudo, se a sua empresa está em busca de adquirir um sistema ERP de logística, é fundamental tomar alguns cuidados para ajudar na tomada de decisão.

Esse é um investimento com grande potencial para agregar valor aos serviços prestados e aumentar a eficiência dos processos de trabalho. Por isso, o gestor deve estar preparado para avaliar as opções disponíveis com bastante cuidado.

Para ajudar nessa empreitada, preparamos este conteúdo com as principais dicas para que você possa escolher um software adequado. Continue lendo para saber mais!

Qual é a importância de um sistema ERP de logística?

Adquirir um sistema de gestão é apenas mais uma das atribuições dos gestores logísticos. Porém, esse é um momento de grande relevância para empresa, pois dá início ao processo de transformação digital. Afinal, a tecnologia já é uma presença consolidada nas empresas de transporte nas mais variadas formas.

Existem ferramentas voltadas para a precificação dos serviços de movimentação de mercadorias enquanto outros sistemas são utilizados para gerenciar o estoque de produtos. Qualquer que seja a sua razão para realizar essa mudança, é essencial compreender como o seu negócio vai evoluir.

Esse elemento trará mais agilidade no atendimento aos clientes em todas as etapas da entrega. Isso é possível devido às funções que possibilitam o compartilhamento de informações em tempo real.

Apesar de todos esses ganhos, devemos destacar que a presença de um sistema em uma transportadora no Paraná é apenas um instrumento. O seu valor depende do seu impacto na otimização das atividades da equipe e na sua capacidade de utilização.

Quais são os benefícios para uma transportadora no Paraná?

A lista de vantagens conquistadas com a aquisição de um sistema de gestão depende do tamanho da empresa e da complexidade dos seus processos de trabalho. Contudo, em termos gerais, podemos apontar:

  • a redução de custos;
  • a eliminação do retrabalho;
  • a redução de erros de lançamento;
  • o aumento do indicador de produtividade;
  • a melhoria dos serviços de coleta e entrega;
  • o aumento da confiabilidade das informações e registros.

Como escolher um sistema ERP de logística?

Cada empresa tem a autonomia para determinar quais elementos são levados em consideração no momento de selecionar fornecedores e fechar parcerias. Porém, o nosso objetivo é servir como suporte na escolha de um sistema compatível com a realidade do negócio.

Utilize esse conteúdo como um guia sobre o que deve ser feito e quais erros devem ser evitados para que essa experiência seja satisfatória para todos os envolvidos.

Identifique o seu problema

A operação de transportes é bastante complexa e depende da atuação de diversas setores para que o fluxo seja mantido, portanto selecione a área ou atividade que representa um gargalo e pode ser aprimorada.

Nesse caso, o objetivo do gestor pode ser automatizar tarefas relacionadas à emissão de documentos fiscais, à consolidação de cargas ou à gestão financeira. Há também sistemas dedicados à área operacional que possibilitam:

  • o rastreamento da frota;
  • o planejamento da rota de entrega;
  • a programação da manutenção da frota;
  • o acompanhamento dos gastos com combustível;
  • o controle da necessidade de substituição de pneus e peças.

Então, dedique tempo para identificar quais problemas que podem ser minimizados ou eliminados com a adoção de um sistema de gestão.

Identifique as necessidades da empresa

A busca por um sistema ideal para a sua empresa é um processo que requer cuidado e uma pesquisa de mercado cuidadosa. Um dos problemas mais comuns é a aquisição de um sistema que não é compatível com a realidade do negócio. Por exemplo, um programa desenvolvido para grandes empresas não é capaz de atender a um pequeno negócio com qualidade.

Isso ocorre porque o grande número de funcionalidades acaba se tornando uma barreira, porque inicialmente o usuário tinha interesse em utilizar uma ferramenta simples e intuitiva. Da mesma forma, a divisão em módulos representa uma vantagem, pois permite que o gestor escolha quais funções tem interesse em adotar de acordo com as suas demandas.

Busque recomendações de outros usuários

Esse é um dos meios mais eficazes e confiáveis para conhecer a reputação de um fornecedor de ERP. Portanto, consulte outras empresas e profissionais da área logística para saber quais ferramentas são utilizadas e qual é a opinião sobre o serviço prestado.

Essa ideia é essencial para empresas que estão passando por esse momento pela primeira vez e não tem condições de avaliar cada opção com a atenção adequada. Embora esse critério seja bastante útil ainda existem outros fatores que devem ser avaliados antes de fechar negócio.

Analise as soluções disponíveis

Uma simples pesquisa na internet vai revelar uma grande quantidade de empresas que fornecem sistemas para as mais variadas finalidades. Contudo, nem sempre a primeira opção é capaz de fornecer o produto que você realmente precisa.

Para executar essa etapa, nós recomendamos a criação de uma listagem com todos os elementos que devem fazer parte do sistema adotado pela transportadora. Alguns fatores que devem ser observados são:

  • a realização de backups dos dados;
  • a elaboração de relatórios gerenciais;
  • o controle de indicadores de desempenho;
  • a possibilidade de personalização do software;
  • a disponibilidade de treinamentos para a equipe;
  • a garantia de suporte técnico em caso de necessidade.

Esses critérios ajudam a realizar um levantamento sobre as vantagens e desvantagens de cada desenvolvedor e fornecem direcionamentos para a tomada de decisão.

Reveja os processos

A instalação de um novo sistema é uma oportunidade para avaliar o desempenho dos processos adotados atualmente e buscar oportunidades de melhoria. Se uma etapa é longa e requer a atenção constante dos profissionais, uma solução pode ser a sua automação.

A gestão dos pedidos dos clientes é um desses exemplos. Com uma plataforma desenvolvida para esse fim, o cliente pode registrar os seus pedidos, consultar uma estimativa de preço e finalizar a solicitação do serviço.

Inclusive, todo o fluxo de distribuição de mercadorias pode ser reformulado para que, no momento da implantação do sistema, seja possível aumentar a eficiência e a produtividade do processo.

Avalie o retorno oferecido

Quando uma empresa de transportes está na posição de contratante muitas promessas são feitas. Contudo, é essencial avaliar o potencial de retorno para seu negócio tanto em curto como em longo prazo.

Para isso, conheça como a plataforma funciona na prática e como interfere com a execução dos seus processos. Afinal, o seu propósito é ser uma vantagem, e não mais um problema a ser contornado.

Por isso, as transportadoras no Paraná têm condições de prestar serviços cada vez mais qualificados devido ao investimento em tecnologia com base em um sistema ERP de logística capaz de otimizar os seus resultados.

Depois de todos esses cuidados, nós temos a confiança de que você tem condições de escolher o sistema de gestão integrada ideal para o seu negócio. Por isso, nós queremos que você conheça as nossas soluções. Acessar o nosso site para que possamos atender a sua empresa da melhor forma possível.

Posts relacionados

Deixe um comentário