10 dicas de ouro para melhorar o engajamento dos colaboradores

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Independentemente do tamanho da empresa, é fundamental manter o engajamento dos colaboradores para que haja produtividade, qualidade e resultados positivos. Antigamente, a área de recursos humanos fazia a avaliação desse envolvimento por meio dos níveis de satisfação.

Contudo, diante de tantas mudanças no mercado, isso se tornou insuficiente para garantir o sucesso de um negócio. Logo, a participação dos funcionários deve ser mais consistente, inclusive, tendo acesso a inúmeros dados da transportadora. Sendo assim, veja como melhorar o engajamento desses profissionais com as 10 dicas deste artigo. Acompanhe!

O que significa engajar colaboradores e qual a importância disso?

O engajamento é o vínculo psicológico, afetivo e emocional que o profissional tem com seu local de trabalho e com a empresa em que atua. Diante desse relacionamento, os trabalhadores que são engajados demonstram mais empenho, otimismo, entusiasmo, participação e identificação com os valores e objetivos, além de desenvolverem suas capacidades para fazer o negócio prosperar.

Na verdade, os colaboradores que têm essa ligação afetiva fazem suas tarefas com comprometimento e resiliência para que os resultados sejam os melhores possíveis. Assim, eles se sentem realizados profissionalmente por terem atingido as metas propostas, bem como orgulhosos de trabalharem na transportadora.

Além da produtividade, uma equipe comprometida aceita os desafios com motivação e divulga uma imagem positiva da empresa no mercado, visto que os talentos são uma das ferramentas de marketing.

O engajamento também ajusta e desenvolve práticas que reduzem os erros e aumentam a qualidade do trabalho. Evita ainda o turnover, diminuindo custos nas contratações e mantendo os profissionais por mais tempo na empresa.

Portanto, promover o engajamento dos talentos é uma ferramenta que reduz custos, melhora a produtividade, garante a satisfação dos funcionários e cria padrões de excelência para obter maiores resultados.

Como melhorar o engajamento dos colaboradores na empresa?

Para engajar os funcionários, são necessárias medidas concretas e criativas que vão além da motivação. Sendo assim, veja a seguir 10 dicas de ações eficazes para atingir as metas desejadas.

1. Comece na admissão

Por mais que a transportadora se esforce para engajar seus empregados, nem todos eles apresentam esse perfil comportamental. Há aqueles que têm dificuldade de projetar um futuro melhor, não conseguem criar uma ligação com a organização e são resistente a mudanças e atitudes inovadoras. Dessa forma, é essencial que na contratação você opte por candidatos que estejam dispostos a vestirem a camisa da empresa e que demonstrem entusiasmo e ambição.

2. Deixe as regras claras

Tanto os recursos humanos quanto os gestores devem ter uma comunicação clara e transparente quanto às regras, valores e ações que proporcionarão uma experiência positiva ao funcionário. Com isso, ele se sentirá motivado e atuará para conseguir crescer dentro da empresa.

3. Centralize a comunicação

Existem diversos canais de comunicação, no entanto, o que está sendo mais utilizado são os online, como aplicativos de mensagens, e-mail, redes sociais, jornais e revistas virtuais, entre outros. Todavia, em um ambiente de trabalho, os setores de RH e de comunicação devem abrir canais oficiais com objetivo de criar boas práticas e evitar ruídos nas mensagens.

Você pode usar uma plataforma social exclusiva, por exemplo. Ou então, se a conversa for particular, um chat ou e-mail. Assim, todos ficam bem informados e a comunicação se torna direta.

4. Modifique a cultura organizacional

Transforme ou crie uma cultura organizacional de modo que gestores, gerentes e líderes cumpram os valores da transportadora. Afinal, eles precisam ser o modelo vivo e realizar a implementação dela em todas as fases. Isso deve ser feito diariamente por meio das ações de gestão, atribuição de tarefas, políticas de recursos humanos, otimização de tempo e distribuição de orçamentos. Não adianta pregar teoria e agir de maneira diferente na prática, contrariando os princípios.

5. Valorize mais os colaboradores

Os funcionários também são patrimônio das organizações. Sendo assim, é necessário fazer com que eles se sintam relevantes. Contudo, essa atitude deve ser demonstrada logo na contratação, fazendo com que eles entendam quais foram as características que os levaram à admissão.

Também é fundamental dar autonomia aos talentos para tomarem decisões, explorarem seus potenciais, enfrentarem desafios e buscarem oportunidades para a realização pessoal. Assim, o profissional contribui para produzir resultados, enquanto a transportadora colabora para o desenvolvimento de sua carreira.

6. Elogie mais

Ninguém evolui sendo criticado constantemente. Então, crie um ambiente laboral em que os empregados tenham prazer em passar boa parte de seu dia. Incentive o respeito mútuo com elogios, apoios e incentivos positivos para ter uma força de trabalho mais engajada. Com isso, todos se sentirão empoderados, valorizados e farão o seu máximo pelo seu negócio. Lembre-se: tudo isso tem que partir dos líderes.

7. Ofereça um ambiente que estimule a equipe

Outro ponto a ser considerado é apreciar e incentivar os trabalhadores que realizaram resultados além do esperado, bem como aqueles que participaram de alguma forma, trazendo benefícios aos demais colegas. Uma vez tendo seus feitos reconhecidos, eles terão estímulos para colocarem em prática demais atitudes positivas que os manterão engajados.

8. Envolva-os em projetos e soluções

A internet tem trazido uma grande gama de novos conhecimentos e os novos profissionais são sedentos por eles. Assim, eles gostam de colocar os aprendizados em prática na vida pessoal e profissional. Esses desafios os mantêm motivados. Diante disso, envolva os funcionários nos projetos, organize grupos de ideias e soluções para os problemas existentes e faça com que eles desenvolvam um planejamento e assumam as responsabilidades por cada etapa.

9. Busque ajuda profissional

Caso tenha alguma dificuldade nessas tarefas, já que há algumas que são mais complexas, é aconselhável procurar uma consultoria especializada para garantir o sucesso na implantação das estratégias.

10. Potencialize o 1:1s

Conhecido como one-on-one ou cara a cara, trata-se de uma reunião entre gestor e colaborador para que possam discutir projetos que estão em andamento ou em fase inicial. Serve, inclusive, para dar retorno de alguma situação relevante ou abordar algo sigiloso etc. São momentos de proximidade para oferecer suporte ao liderado, ter mais engajamento e entender o cenário de cada um dentro da empresa.

Depois de inserir essas ações na transportadora, é possível mensurar o engajamento dos colaboradores para fazer os ajustes que forem necessários. Desse modo, você pode promover pesquisas de satisfação garantindo o anonimato, entrevistas individuais ou uma reunião coletiva para receber os feedbacks etc. Consequentemente, a transportadora evitará problemas, como falta de engajamento da liderança, adotar tecnologias sem preparação e sem regras de uso e tentativa de mudança obrigatória.

Já implantou algumas dessas ações? Comente aqui como foi sua experiência, resultado ou dúvida!

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