Um empresário que deseja ver seu negócio crescendo precisa monitorar todas as ações realizadas dentro da transportadora. Para isso, devem ser utilizados indicadores de desempenho na área de logística, como o drop size.
Esses indicadores promovem um termômetro das operações, demonstrando o que precisa ser definido. Assim, a empresa pode atingir suas metas e, consequentemente, seus objetivos.
Existem diversas situações dentro da gestão de entregas a serem avaliadas, como horário, número de pedidos, rotas traçadas, entre outras — e o drop size pode ajudar muito nesse processo. Por isso, preparamos este artigo para que você saiba mais sobre esse indicador e as maneiras de aumentar e agregar valor ao seu trabalho. Vamos lá?
O que é drop size e qual a importância desse indicador?
O drop size é o resultado obtido entre o volume total do pedido do cliente e das entregas realizadas, considerando peso líquido, metragem cúbica média ou métrica por volume. Por meio desse dado, é possível determina os lotes e custos mínimos, roteirização, veículo que será usado, etc.
Um fator interessante é que se o drop size em logística mostra um número alto, isso quer dizer que a otimização do caminhão ou carro utilizado foi satisfatória. Logo, quanto maior o indicador, maior será a quantidade de mercadorias entregues.
Dessa forma, ele é relevante por auxiliar a equipe a encontrar o equilíbrio entre custos de frete e de estoque que será cobrado do cliente. Assim, ambos saem ganhando.
Como o indicador drop size pode ser mensurado?
Para se chegar ao coeficiente do drop size, é necessário obter a média do volume de cada entrega do cliente. Em seguida, basta fazer o cálculo em volume ou em número de caixas.
Imagine uma transportadora que atende 5 clientes, por exemplo. Ao realizar a entrega, ela coloca 150 caixas no veículo — ou seja, o indicador apresenta uma média de 30 volumes por entrega. Sendo assim, quanto maior o valor, mais eficiente será a entrega.
Contudo, saiba que esse critério precisa ser avaliado com indicadores de taxa de ocupação do veículo, regularidade das entregas e volume da demanda do cliente, para que gere custos, otimização do caminhão ou carro, eficiência operacional e muito mais.
Com isso, será possível identificar o perfil do veículo que será usado, pois sua ocupação, geralmente, fica entre 60 a 80%, o que depende da empresa e do tamanho da frota para atender o mercado. Diante disso, para mensurar o drop size, é aconselhável seguir as orientações abaixo.
Otimização das rotas
Desenvolver a roteirização é essencial para reduzir custos e otimizar os valores de frete, visto que o tamanho da entrega influencia no atendimento de cada cliente e na taxa de ocupação do caminhão ou carro. Inclusive, isso ajuda no ajustamento das rotas para que elas fiquem sempre otimizadas.
Para se ter uma noção, caso a transportadora tenha dois ou mais clientes próximos, mas que estejam longe da base de entregas, cria-se uma rota específica direcionada para eles. Dessa forma, o tamanho de entrega será maior para diminuir custos e a frequência de ida ao local.
Negociação com o cliente
Estimular o cliente a fazer vendas maiores é muito importante, pois assim o drop size será mais vantajoso. Afinal, o veículo não terá que retornar várias vezes para buscar mercadorias. Logo, acabará com a demora do recebimento e os valores serão melhores negociados.
Retirada de clientes não rentáveis
Mostre que é preciso ter um valor de pedido mínimo para que a negociação tenha sustentabilidade. Caso os consumidores não queiram trabalhar nesses moldes, elimine clientes não rentáveis, indicando outro distribuidor para melhor atendê-los.
Redução de visitas a um mesmo cliente
Existem muitas empresas que trabalham com programação de rotas de visitas e de entregas de forma manual. Contudo, ao utilizar um roteirizador logístico para atender os clientes, a equipe se torna mais independente.
Mesmo que ela use o Waze ou o Google Maps para indicar os melhores caminhos, a empresa vai enfrentar problemas com o trânsito, tempo de viagem, sequência logística das entregas, etc.
Por esses motivos, é fundamental usar um software de otimização logística para reduzir distâncias, fazer um planejamento de forma automática e diminuir o deslocamento das rotas e os custos.
Capacitação da equipe
Uma empresa bem-sucedida é aquela que investe na capacitação dos seus colaboradores e os veem como um capital humano. Desse modo, são selecionados profissionais mais especializados, que dominam o setor e dão sequência aos seus aprendizados.
Por isso, contrate pessoas que saibam lidar com clientes e colegas de trabalho, que tenham nível técnico, realizem boas negociações e que sejam líderes e flexíveis às adaptações de processos. Além disso, eles devem conhecer sobre armazenagem, distribuição, transporte, infraestrutura, economia e atendimento.
Uso de software especializado
Um software de logística se torna o centro de informações para todos os envolvidos no negócio, tanto para a transportadora quanto para os clientes. Ao implementar um sistema como esse, a transportadora poderá:
- gerenciar as entregas em tempo real, acompanhando as atividades e otimizando o tempo;
- cadastrar diversos tipos de ocorrências, como cliente ausente, avaria na carga, entro outros;
- emitir romaneio de entrega;
- registrar entregas por dispositivo móvel (mesmo sem internet no local da entrega);
- fazer entregas com base nos documentos de transporte (CT-e);
- monitorar as entregas realizadas em tempo real (data e hora/minuto);
- usar geolocalização e foto de entrega;
- receber a assinatura do recebedor em um dispositivo móvel;
- criar roteiros por distância entre pontos.
Quais são as consequências de um valor baixo de drop size?
Quando não há uma otimização dos processos, geralmente o drop size em logística é baixo. Isso provoca inúmeros problemas para a empresa, como roubo de carga, uso ineficaz da tecnologia especializada, má qualidade da frota em circulação, informalidade do transporte rodoviário, carga tributária elevada e muitos outros. Tudo isso gera prejuízos e dificuldades sérias ao negócio.
Consequentemente, pode se tornar inviável atender as demandas e manter um relacionamento com os clientes, o que vai impactar diretamente na redução da lucratividade. Além disso, surgirão imprevistos difíceis de serem contornados.
Portanto, faça uso do drop size em logística e invista em profissionais e softwares qualificados. Assim, sua empresa terá como definir estratégias para se destacar no mercado, avaliar a rentabilidade dos produtos e operações, controlar o retorno financeiro, ter um melhor atendimento e fidelizar os clientes.
Este post foi útil para você? Aproveite e compartilhe com seus parceiros em suas redes sociais para que mais profissionais tenham esse conhecimento e possam aplicá-lo em suas empresas!