Fique por dentro dos requisitos para contratação de funcionários

7 minutos para ler

O mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças que têm exigido requisitos para contratação de funcionários. Isso porque não basta apenas conhecimento técnico, é necessário ir além do básico.

Diante disso, para se ter uma equipe qualificada, é fundamental seguir alguns critérios no momento da seleção e recrutamento dos candidatos. Aliás, há outros trâmites de que você precisa estar por dentro. Então, trouxemos neste artigo orientações para evitar problemas futuros. Acompanhe!

O que deve ser feito para que um colaborador seja contratado pela empresa?

Primeiramente, vale destacar que todo o processo de contratação de funcionários deve ser o mais transparente e preciso possível para a transportadora. Por isso, é essencial construir uma marca empregadora para que haja atração e seleção dos candidatos interessados nas suas vagas. É como se ela se tornasse um imã que atraísse profissionais acima da média.

No entanto, para atingir esse objetivo, a empresa precisa desenvolver um plano de cargos e salários, além de uma página online que convide a pessoa a trabalhar na organização, por meio do “trabalhe conosco”. Depois disso, siga os requisitos abaixo.

Descreva corretamente o cargo em aberto

Após o departamento de recursos humanos receber o documento de requisição de pessoal pedindo o preenchimento de uma vaga, examine e descreva as funções, conhecimentos, atitudes e habilidades do cargo em questão. Isso é importante para haver alinhamento no recrutamento e seleção de candidatos. Com esse checklist, ficará mais fácil eleger os profissionais.

Divulgue a vaga em aberto

Feito isso, é hora de divulgar a vaga nos meios de comunicação online e offline para que comece o processo de recrutamento e se atraia o maior número de talentos. Logo, a transportadora pode anunciar o emprego no seu site, portais de vagas de emprego, suas redes sociais, jornais etc. No entanto, saiba que ao fazer essa captação é essencial ter um software para centralizar as informações.

Faça a triagem dos candidatos mais qualificados

Agora, é a fase da triagem, ou seja, o momento de classificar os currículos que apresentam os requisitos exigidos na descrição do cargo pela transportadora. Assim, você escolherá aqueles candidatos que são mais promissores para a etapa seguinte.

Aplique os testes e dinâmicas de seleção

Com as aplicações dos testes escolhidos pela área de recursos humanos, será possível identificar os candidatos que são mais competentes e apresentem as características que a empresa deseja. Elas podem ser, dependendo do cargo, proficiência em idiomas, raciocínio lógico, conhecimentos específicos na área em que irá atuar, dinâmicas individuais ou em grupo, análise do perfil comportamental, entre outras.

Realize entrevistas semiestruturadas

Geralmente, a última fase do processo seletivo está na entrevista com os concorrentes escolhidos. Ela pode ser estrutura (com perguntas já elaboradas), não estruturada (ausência de roteiro de perguntas) e semiestruturada (uma junção das duas anteriores).

Todavia, o mais indicado é a entrevista semiestruturada que proporciona isonomia e oportunidade para perguntas que o entrevistador considerar pertinente. Esse é um momento importante para tirar dúvidas sobre a vida pessoal e profissional dos candidatos com o intuito de decidir qual deles será contratado.

Selecione o candidato e faça a contratação

Já que está na reta final, lembre-se que o RH dá o suporte para a transportadora encontrar o melhor profissional e contratá-lo. Entretanto, a decisão final é do diretor ou do superior de departamento que está com vaga aberta. Desse modo, após a aprovação do responsável, o departamento pessoal cuidará das demandas burocráticas.

Quais são os requisitos para a contratação de funcionários? 

Entre a seleção e os trâmites necessários para o processo de contratação, a empresa deverá seguir os requisitos aqui citados. Veja!

Planejamento

Os requisitos para contratação de funcionários precisam ser bem planejados para não gerar inconvenientes para os candidatos e a transportadora, além de não demorar demais para que o novo integrante se junte à equipe. Sendo assim, verifique qual será o tipo de recrutamento e seleção conveniente para a empresa identificar os talentos do seu interesse, suas etapas e os passos para cada uma delas.

Modelo de contratação

Existem diversos modelos de contratação de trabalhadores, logo é fundamental saber as atividades que serão exercidas, remuneração, perfil do profissional para o cargo e modalidade de contrato. Dessa forma, considere quatro tipos permitidos dentro da legislação brasileira: contratação por tempo determinado, indeterminado, temporário e eventual.

Perfil profissional

Cada vaga aberta dentro da transportadora terá um perfil devido à função que o profissional exercerá. Ela segue três aspectos importantes: o técnico, o profissional e o pessoal. Entenda melhor na sequência.

Perfil técnico

Está relacionado à formação técnica ou acadêmica, experiências profissionais anteriores e conhecimentos práticos. Mesmo ela sendo relevante, as empresas estão investindo em treinamentos corporativos para adequar melhor os talentos as suas atividades.

Perfil profissional

Existem no mercado diversos perfis de profissionais. Assim, antes de admiti-lo é aconselhável saber qual é mais propício para o cargo. Entre eles, estão as características de líder, subordinado, sonhador, executor, comunicativo, introspectivo, extrovertido, focado, dinâmico, prático e analítico.

Perfil pessoal

No perfil pessoal, há o envolvimento de valores e cultura que uma pessoa traz em sua vida. Ou seja, seus padrões éticos, causas em que acredita, comprometimento com a carreira, lealdade à empresa em que atua etc.

Esses elementos estão enraizados e dificilmente mudam, por isso, é preciso ter compatibilidade com a organização. Por exemplo, a empresa visa promover acesso à educação, porém, o candidato acredita que isso é desnecessário.

Testes de recrutamento e seleção

Outro aspecto importante acontece nos testes de recrutamento e seleção em que os candidatos podem tirar dúvidas sobre o novo emprego. Por meio da atitude, é possível identificar a força de trabalho dos interessados. Ademais, a transportadora demonstra seu posicionamento ético, cumprimento das obrigações legais, condições de trabalho e outras ações que permeiam a contratação.

Documentação

Depois que são selecionados os profissionais que farão parte do novo quadro de colaboradores, é preciso que eles apresentem os seguintes documentos obrigatórios: carteira de trabalho e de identidade; CPF; título de eleitor; cartão do PIS; certificado de reservista; cópia do comprovante de residência e da certidão de casamento, caso necessário; foto 3X4; declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda Retido na Fonte; de rejeição ou de requisição do vale-transporte e atestado médico admissional.

Registros

Munido de todos esses papéis, verifique se o novo empregado está incluído no Programa de Integração Social. Se não estiver, é preciso cadastrá-lo em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Em seguida, deve registrá-lo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para que o Ministério do Trabalho tenha controle dos brasileiros que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), garantindo os seus direitos trabalhistas.

Evite fazer admissões inadequadas para que o planejamento da sua transportadora não fracasse, resutltando em falta de engajamento e desenvolvimento da equipe e impactando de maneira negativa os resultados do negócio. Para evitar tudo isso, opte por seguir os requisitos para contratação de funcionários para que traga prosperidade e desenvolvimento à sua empresa.

Viu o quanto é essencial saber fazer uma contratação de colaboradores? Agora, ajude mais gestores a realizarem admissões corretas compartilhando este artigo em suas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário