Descubra como usar geolocalização no transporte de cargas

6 minutos para ler

Você quer ter maior controle sobre sua frota e seu sistema operacional? Então, precisa saber como usar a geolocalização no transporte de cargas. O recurso auxilia na gestão da transportadora e na satisfação dos seus clientes, aumentando assim suas vendas.

Essa tecnologia, aliada à internet, permite que um software identifique onde está o caminhão, o motorista ou a mercadoria. Outros de seus benefícios é economizar tempo e dinheiro na administração do negócio, bem como reduzir custos de manutenção e desgaste dos veículos, otimizar a frota, aumentar o lucro, melhorar o desempenho e proporcionar maior segurança aos funcionários.

Desse modo, continue a leitura e veja como usar esse sistema e quais as suas principais vantagens!

O que é e como funciona a geolocalização?

A geolocalização é um recurso que identifica a localização geográfica de um objeto ou pessoa, baseado nas coordenadas longitudinal e latitudinal. Para isso, são utilizados sinais de GPS, radiofrequência, AGPS ou Wi-Fi. Entenda melhor a seguir.

GPS

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece dados por satélites que estão em órbita no planeta Terra. Dessa forma, ele capta o sinal do objeto processado e informa de modo preciso onde está localizado.

Radiofrequência

Neste quesito, o funcionamento se dá pelas ondas de rádio que usam dados de torres de operadoras de celulares para determinar o que se procura. Esse sistema abastece as informações mesmo que o GPS esteja desligado. Ele tem ampla cobertura.

AGPS

O AGPS é um tipo de GPS, porém, assistido, que trabalha com a fusão do GPS e radiofrequência. Em outras palavras, ele aproveita os dados recebidos dos satélites e das operadoras de telefonia móvel para localizar onde está um caminhão, por exemplo.

Wi-Fi

O Wi-Fi é oriundo de qualquer conexão de rede sem fio, baseado na internet, para localizar um dispositivo. Inclusive, não precisa do GPS estar ligado para definir o país, estado, cidade e até o CEP de onde está a carga. Aliás, ao usar um smartphone, ele pode se conectar, ainda, pelo pacote de dados.

Como a geolocalização tem sido usada no transporte de cargas?

Você percebe o uso dessa ferramenta nas suas atividades diárias. Com ela, é possível saber a previsão do tempo, como está o trânsito, qual o tempo de deslocamento e diversas outras informações que verá abaixo.

Planejamento das rotas

Planejar a rota é uma maneira inteligente de descobrir o melhor caminho, economizar tempo e dinheiro, além de se controlar o consumo de combustível. Se o planejamento for eficiente, o empresário obterá aumento da eficiência das operações, reduzirá erros, otimizará suas finanças e proporcionará maior satisfação aos seus clientes.

Rastreamento

Com a geolocalização, rastreia-se a carga e o caminhão, em caso de extravio ou avarias. Desse modo, a equipe encarregada dela terá mais responsabilidade, pois saberá que estão sendo monitorados durante o percurso. Inclusive, se houver roubos ou furtos, fica mais fácil realizar a investigação para recuperá-la e punir os envolvidos.

Monitoramento em tempo real

Todo o controle é feito em tempo real, diante disso, não há como manipular ou interferir nas informações, já que os dados ficam armazenados de acordo com o período determinado pela transportadora. Logo, é possível consultar e desenvolver análises e estatísticas para comparações, visando um melhor resultado do processo.

Na verdade, com o monitoramento você tem acompanhamento 24 horas, desde a retirada da carga até a entrega no cliente, bem como do trajeto percorrido, da velocidade e das informações de cada motorista, como velocidade média e outros dados relevantes para o bom desempenho de sua logística.

Envio de mensagens ao cliente final

Usando esse sistema, o cliente terá acesso às informações da transportadora e fará o rastreamento de sua compra para saber o dia e horário da entrega. Logo, haverá diminuição de reentregas porque o consumidor não estava no local.

Quais são as vantagens que a geolocalização tem proporcionado?

Fazer um bom uso da geolocalização traz diferenciais para seu negócio, além de acrescentar benefícios interessantes. Confira a seguir!

Redução de custos

Quando a transportadora não tem esse sistema, ela sente dificuldades em precisar a manutenção dos veículos. Já com a geolocalização, a empresa consegue monitorar todos os problemas e recebe alerta quando algum veículo necessita de reparos ou manutenção. Assim, é possível diminuir o desgaste dos pneus e motor, prolongar a vida útil dos caminhões e economizar na troca de peças.

Outra vantagem é obter o consumo dos combustíveis, o excesso de velocidade e o tempo em que os motoristas ficam parados com o motor ligado, aumentando os custos para a empresa. A geolocalização ainda faz com que a empresa faça uso consciente dos veículos de modo a torná-los mais produtivos e eliminar menos CO² na natureza.

Aumento da segurança

Uma vez que os motoristas são monitorados, é possível realizar a mudança de seus comportamentos ao dirigirem e cuidarem dos caminhões. Sendo assim, o índice de multas é reduzido, pois será possível identificar com facilidade o responsável para promover treinamentos a respeito do ocorrido. Da mesma forma, os desvios de rota são evitados porque estará sendo acompanhado e controlado. Logo, sua distribuição terá mais produtividade e gerará maiores receitas.

Satisfação dos clientes

Todos os transportes de cargas podem sofrer imprevistos. Quando isso acontece, é obrigação da transportadora informar o cliente sobre a alteração da entrega. Esse procedimento é fundamental para que demonstrar a transparência da empresa e criar empatia com ele, já que ao realizar um bom atendimento, ela transmite respeito.

Como o consumidor faz o acompanhamento em tempo real, ele estará sempre atualizado com a localização de seu produto. Consequentemente, a transportadora conseguirá fidelizá-lo e obterá um marketing positivo.

Economia de tempo

Já que a empresa de transportes faz o planejamento diário de trabalho, incluindo os percursos e a distribuição de frotas, ela obterá mais recursos ao poupar dinheiro e tempo. Com o sistema de geolocalização, ela fará o monitoramento das rotas determinadas, da velocidade dos veículos e dos números de entregas feitas. Ao mesmo tempo, evitará que o motorista as desvie para fins pessoais.

Após entender mais sobre como usar a geolocalização, saiba que o Quinto Eixo oferece o gerenciamento em tempo real das entregas por meio do seu software, além de emissão de documentos fiscais, financeiro, controle de operações do caixa, transporte fracionado, coleta, entrega, gestão de pneus e frotas etc.

Ficou interessado? Então, acesse o site e conheça mais sobre nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário